A sustentabilidade e preservação de animais são fatores importantes em Cajueiro da Praia que influenciam o aumento de sua atividade turística e na divulgação da consciência ambiental informada aos turistas, como é o caso do Projeto Peixe-Boi Marinho, um dos maiores abrigos de peixes-boi existentes no Brasil.
É um projeto administrado atualmente pelo ICMBIO/APA Delta do Parnaíba, que se empenha em difundir o conhecimento aos visitantes, sobre a importância do peixe boi e das áreas protegidas para as próximas gerações e para as atividades de ecoturismo sustentável.
COMO SE ORIGINOU O PROJETO?
Cajueiro da Praia possui uma quantidade razoável de peixes-boi em suas águas, o que motivou a questão da preservação. E assim um espaço foi criado com o intuito de se aumentar os cuidados e incentivar a pesquisa dos animais.
O Governo Federal resolveu criar o Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos, onde o trabalho é realizado em parceria com o IBAMA e a ONG Fundação Mamífera Aquáticos, que busca recursos para investimentos no projeto e possui o patrocínio da Petrobrás.
SOBRE O PROJETO
A sede do projeto possui uma estrutura simples de caraterística rústica, sustentável, com um ótimo acervo graças ao engajamento da comunidade. Na instalação você encontra um pequeno museu, com guias capazes de informar e relatar diversas experiências aos visitantes.
O centro também é composto por uma torre de observação que fica nas águas do rio Timonha, local onde os pesquisadores monitoram os peixes-boi e coletam informações para pesquisa, estudos e conservação dessa espécie.
A torre é acessível para turistas. Ela fica a 1.500 metros do mar, garantindo visibilidade dos peixes-boi.
COMO CHEGAR?
Para ver os peixes-bois é necessário contratar um barco pesqueiro, aos quais muitos se encontram à disposição na cidade.
Tem de ir de canoa à vela (pois não fazem barulho), porque as motorizadas assustam os animais, mas os horários de visitas dependem das condições de como esta a maré.
COMO É O PASSEIO?
O passeio inicia-se no Cajueiro da Praia, seguindo pelo rio Timonha e rua Ubatuba e vai até o estuário do peixe boi para observação. O diferencial do projeto é que este é o único no mundo onde o monitoramento é realizado em mar aberto.
São aproximadamente 3h de passeio
Horário flexível a combinar
Duração: 3h
Mínimo de pessoas: 2
CONTATO:
Você pode entrar em contato com a equipe do Babau Tur,
Representante Claudio Veras
Telefone (86) 98116-6132.
Ofertam pacotes completos para o santuário dos peixes-bois.
Existe a plataforma do próprio projeto, que leva o visitante ao observatório para observar os peixes-bois.